Menu principal

Fluxograma para Acompanhamento da Frequência e Busca Ativa no IFC Campus Araquari

Atendendo às orientações do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, o IFC Campus Araquari organizou sistemática para proceder periodicamente a Busca Ativa, com objetivo de acompanhar os casos de estudantes que, durante o período de suspensão das aulas presenciais, afastaram-se por completo de toda e qualquer atividade ou contato mantidos pelas instituições de ensino.

Em nossa instituição, a busca ativa vem sendo realizada desde março, a partir das informações encaminhadas por servidores docentes, técnicos administrativos e coordenações sobre estudantes que não estavam participando das Atividades de Ensino Remotas – AERs ou que apresentaram alguma situação que demande atenção e contato individualizado.

Sendo assim, o corpo docente do Ensino Médio Integrado, dos professores de referência, coordenações geral e de cursos técnicos informarão os casos de estudantes que não estiverem participando das AERs, constatados pela não participação nas atividades síncronas e/ou não entrega de atividades, até o último dia de cada mês através do envio de e-mail paraapoiopedagogico.araquari@ifc.edu.br. Além disso, a qualquer tempo, podem ser encaminhadas para este mesmo e-mail situações que demandem atenção e a necessidade de contato imediato.

A equipe do SISAE destinará a primeira semana de cada mês para proceder a Busca Ativa, por meio de ligações telefônicas, e-mails e visitas domiciliares, se necessário. Ao final, realizará o preenchimento do formulário do MPSC para identificar e registrar as situações que indicam a necessidade de articulação intersetorial (rede pública de atendimento). Este procedimento será realizado a qualquer tempo conforme a necessecidade.

O registro dos encaminhamentos e síntese de observações sobre cada estudante será atualizado na planilha de Acompanhamento Educacional durantes as AERs – IFC Araquari, para consulta e informação das coordenações e professores de referência.

Em caso de dúvidas, permanecemos à disposição.

Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional – SISAE