Menu principal
 

Atenção Psicológica

O serviço de Atenção Psicológica à comunidade escolar (Estudantes, familiares e servidores) promove: Atendimento psicológico  à toda comunidade escolar, construção de relatórios psicológicos e encaminhamentos a outros profissionais de saúde, quando necessário, bem como elaboração e participação em projetos institucionais.


Carta aos Estudantes e Servidores

Olá, como você está? Posso te ajudar?

Eu sou a Carol, psicóloga escolar no IFC Campus Araquari. Estou entrando em contato com você para conversarmos sobre possíveis alterações em seu bem estar emocional que podem ter sido desencadeadas pelas mudanças em seu cotidiano, principalmente neste momento de pandemia que está se prolongando mais do que muitos de nós esperávamos, e que despertam sensações que às vezes não sabemos ao certo como lidar.

Como você pode perceber, houve mudanças em sua vida escolar/acadêmica, as aulas presenciais foram substituídas por atividades remotas e, com elas, algumas dificuldades surgiram. Tivemos ainda, alterações importantes em nosso contexto pessoal/familiar, inclusive em relação ao convívio e à proximidade com pessoas queridas devido ao isolamento social e passamos a sentir receio de contrair ou transmitir o COVID-19, entre outras situações que afetaram nossas vidas.

Estas situações podem causar ou aumentar em nós sentimentos como ansiedade, medo, tristeza, euforia e contribuem para desencadeamento de problemas mais graves como a depressão, a depender de sua duração e intensidade. Vale lembrar que, uma certa ansiedade, principalmente em momentos como este, com tantas mudanças, é normal, pois é uma fase com muitas transformações e podemos ter dificuldades para lidar com elas.

Pensando nisso, gostaria de explicar a vocês um pouco sobre o que faz o psicólogo escolar e como este profissional pode auxiliar nessas e em outras situações.

Vamos lá! O psicólogo no ambiente escolar deve ouvir de maneira aprofundada toda e qualquer queixa, dificuldade ou problemas, relacionados ou não à instituição de ensino, mas que estejam interferindo no seu bem estar emocional. Nos atendimentos, o psicólogo realiza uma escuta acolhedora, avalia a situação e faz aconselhamentos, orientações e pode ainda fazer indicações e encaminhamentos, conforme a necessidade, resguardando o devido sigilo daquilo que foi conversado.

Neste momento, não podemos nos encontrar pessoalmente, mas o atendimento do Serviço de Atenção Psicológica do Campus Araquari está sendo realizado, usando a tecnologia disponível, e está à disposição para ajudar os estudantes, pais e/ou responsáveis, professores, técnicos administrativos e terceirizados, ligados à comunidade escolar.

Registro aqui, alguns comportamentos ou sintomas que podem sinalizar que a ansiedade de uma pessoa deixa de ser normal, veja só:

• Demonstrar tristeza, nervosismo, ou até evitar situações que antes eram tranquilas;
• Constantes dores físicas (cabeça, peito, costas ou outras partes do corpo) sem explicação;
• Passar a se preocupar demais com situações que não prestava muita atenção antes;
• Irritabilidade excessiva, entre outros.

Se você sente ou conhece alguém que apresente estes comportamentos ou sensações, peço que observe-os com atenção, não desconsidere nenhum sinal e venha conversar comigo trazendo suas dúvidas, pois quero te ajudar.

Estamos distantes fisicamente porém, se estivermos juntos neste processo de autoconhecimento, podemos superar os desafios e as dificuldades impostas por essa fase de mudanças. Assim nos tornaremos mais fortes, solidários, seremos mais empáticos e saudáveis emocionalmente, desenvolvendo ainda mais respeito uns pelos outros.

Conte sempre comigo, com carinho Carol.


Psicóloga: Carolina Beiro da Silveira
Telefone: (047) 3803-7215
carolina.silveira@ifc.edu.br